15 fevereiro 2015

4 Coisas que o intercâmbio me ensinou


  1. Ter noção de dinheiro: Pensei que esse dia só chegaria quando eu tivesse o meu próprio emprego, porém chegou mais cedo do que eu esperava. Mesmo não trabalhando, por causa do intercâmbio, tive que aprender a economizar e fazer o dinheiro que recebo da bolsa de cada mês render. Isso significa, não comprar tudo o que me dar vontade e ter prioridades. Esperar a hora certa e ter paciência.
  2. Encontrar tempo para tudo: Sabe aquela história de não tenho tempo? Eu sempre dizia isso, mesmo que meu único compromisso fosse apenas estudar. O mais engraçado é que eu passava mais tempo do que eu deveria dormindo, e acabava protelando meus deveres. Aqui eu tenho aulas, muito mais dever de casa, tenho que limpar e lavar minhas coisas, achar tempo para ir a academia e dormir.
  3. Conviver: Acho que eu e minha irmã fizemos da vida da minha mãe um inferno quando éramos mais novas e dividíamos o quarto. Aqui eu tenho colegas de quarto e colegas de apartamento. Completamente estranhas. Eu precisei aprender a conviver, aprender que o quarto e o apartamento não é só meu. Respeitar os hábitos das minhas colegas, e adaptar os meus.
  4. Resolver meus problemas: Tenho muita vergonha de dizer isso, mas até os meus 18 anos, nunca tive que mover um dedo para resolver nada na minha vida. Até telefonemas para a faculdade eu pedia para os meus pais fazerem. Aqui não tem pai e nem mãe para resolver nada. Tive que aprender a correr atrás e solucionar tudo sozinha.

E ai vocês ja fizeram intercâmbio? Me conta como foi! E se tiver perguntas pode fazer também.

12 comentários

  1. Adorei as dicas, meu sonho é fazer um intercâmbio, espero que esse dia chegue logo! :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer intercâmbio é uma maravilha. Também espero que esse dia chegue logo flor, é uma experiência única!

      Excluir
  2. Nossa, que adulto da sua parte. Não são todas as garotas da sua idade que tem uma mente tão aberta.
    Meus parabéns, continue assim. Gostei muito de ver o quanto o intercambio te fez bem :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que texto lindo, muito inspirador! Me da vontade de estar ai no seu lugar! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Ana! E Vem, vem, vem, intercambio é bom demais!

      Excluir
  4. Katherine, adoru o seu blog! Adoru o jeito que vc escreve, já pensou em ser uma vlogger? Você seria uma excelente vloggeira rsrsrs leio seu site sempre que posso e vc escreve coisas realmentes legais, tenho 14 anos e vc tem me ajudado muito! Bjuux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu, muito obrigada mesmo! Eu já pensei mas não sei se tenho muita vocação pra isso haha, mas eu já comprei equipamentos e penso em começar. Fico muito feliz em te ajudar viu, beijo flor!

      Excluir
  5. nunca fiz intercâmbio mas sei bem do que tu tá falando HAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUSAHSAUHUAS imagino, essa vida não está fácil não. Quero vida fácil de novo!

      Excluir
  6. Acho que pra mim, a pior coisa seria conviver com pessoas estranhas!
    Incrível suas dicas!
    Sou doida pra viajar, não fazer intercâmbio, mas conhecer outros lugares... Mesmo que por um período pequeno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não é, você acaba conhecendo pessoas incríveis. As vezes pode rolar de ter uma colega de quarto chata, mas é difícil. Fazer intercâmbio é sempre bom, acho que num período menor é ainda melhor, ciências sem fronteiras é meio cansativo e como você não pode voltar pro Brasil durante o intercâmbio dá muita saudade :/ Mas se você tiver a oportunidade faça, é algo único! Fico muito feliz que tenha gostado flor, beijos!

      Excluir

© Katharine Padilha
Maira Gall