Resenha: Corvo Negro - Ann Cleeves

26 abril 2014
Corvo Negro - Ann Cleeves: Quando um de seus professores propõe à turma um trabalho sobre a região em que vivem, na Escócia, Catherine Ross decide fazer um documentário para mostrar os costumes locais. Porém, alguns dias depois, seu corpo é encontrado na neve. Todas as evidências logo apontam para Magnus Tait, um ancião que tem como única companhia um corvo e que, anos antes, foi acusado de matar a jovem Catriona Bruce. Mas ao procurar pelo documentário, o investigador Perez descobre que ele desapareceu. Agora, além de entender a conexão entre os crimes, ele precisará desvendar os segredos revelados pelo primeiro e único filme de Catherine Ross.

Resenha

Como quase todo livro de gênero Thriller, a trama gira em torno de assassinatos. Neste caso, de dois: Catherine e Catriona. Corvo Negro foi o primeiro livro desse gênero que eu li, então sou meio suspeita para falar de livros de suspense. O que me chamou atenção a primeira vista foi definitivamente a capa. Com uma frase do The New York Times “De arrepiar... De congelar o sangue nas veias”, eu não resisti.

Eu gostei bastante do modo como ela conta a história de diferentes pontos de vista, indo e voltando nos fatos. Ela conseguiu criar uma narrativa prazeirosa e consistente. Cada personagem teve seu papel na trama. É quase impossível não se simpatizar com todos eles e suas vidas simples em uma cidade pequena. Ann não se perdeu nos detalhes da história, muito menos esqueceu de narrar os costumes e a cultura dos moradores, como o festival Up Helly Aa.

Apesar de não ter sido ("de congelar o sangue"), a trama foi muito bem escrita, de modo que senti de quase tudo: medo, raiva, angustia, compaixão. Só não senti sono! Eu basicamente desconfiei de todos os personagens, menos do verdadeiro assassino. Foi um quebra-cabeça que não dava pra descobrir até receber a ultima peça.

Eu com certeza vou ler os outros livros dessa autora, esse livro mereceu um espacinho na minha lista de livros favoritos. Espero que os outros sejam tão bons quanto esse.

Enquanto eu escrevia essa resenha, descobri que tem até uma série do canal BBC dedicada aos livros de Ann, então, se você quiser saber mais sobre ela e seus projetos, é só acessar o site da autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.